Contra-indicações médicas e psiquiátricas para com a prática de respiração Neurodinâmica
O trabalho respiratório resulta em certas mudanças fisiológicas específicas no corpo e também pode resultar em liberação física e emocional intensa. Portanto, por motivos de segurança, não permitimos que pessoas com as seguintes condições participem de uma sessão de trabalho respiratório – Selecione abaixo para ver mais informação.
Menores de 18 não podem participar sem consentimento escrito dos pais
Na prática da respiração neuro-dinâmica, a respiração mais profunda cria certas mudanças fisiológicas no corpo, incluindo a alcalinização do sangue.
Este é o mesmo sangue que circula no feto. Como não há, até onde sabemos, nenhum estudo sobre o impacto disso na saúde do feto, por uma questão de segurança, não permitimos que mulheres grávidas pratiquem a respiração neuro-dinâmica.
Além disso, mais tarde na gravidez, se o praticante tiver uma experiência profunda na categoria identificada como “renascimento”, isso pode desencadear contrações prematuras.
Uma forte liberação emocional e/ou movimento físico intenso podem agravar problemas de tensão alta, elevando-a ainda mais.
De forma a ser possível participar, necessita de referir que tem a tensão arterial controlada e estável com meditação.
Se você já teve um aneurisma ou se mais de uma pessoa da sua família imediata (pai, filho ou irmão) teve um, é importante ter cuidado com a prática de respiração consciente, pois em algumas situações o participante pode movimentar-se e/ou vocalizar enquanto material emocional é libertado, o que pode colocar as artérias do cérebro sob tensão.
Se já teve um aneurisma, então este tipo de experiência pode aumentar o risco de ter outro.
Na maioria dos casos, os aneurismas cerebrais não são hereditários e geralmente há apenas um caso na família.
No entanto, ocasionalmente, uma pessoa com um aneurisma cerebral pode ter outros membros da família que também já tiveram.
Quando dois ou mais parentes de primeiro grau (pai, filho ou irmão) têm aneurismas comprovados, eles são chamados de “aneurismas familiares”.
Pessoas nessas famílias podem ter um risco maior de desenvolver aneurismas do que a população em geral.
Existe uma pequena hipótese mas possível de ter uma convulsão durante o trabalho respiratório devido à respiração mais rápida e profunda.
A forte libertação emocional e/ou movimento físico pode aumentar o stress ou carga no sistema cardiovascular.
Às vezes, praticantes da respiração consciente movimentam-se de forma bastante ativa durante a prática. Se, por exemplo, eles baterem a cabeça em algo e criarem um sangramento interno, pode ser difícil ou impossível para o corpo de curar o sangramento por si mesmo devido ao padrão de coagulação.
Se for uma Osteoporose severa o suficiente para que o movimento físico intenso , então pode causar danos físicos ao seu corpo e por isso não será possível realizar esta prática.
Respirar mais rápido e mais profundamente reduz a pressão intraocular. Isso aumenta o risco de danos permanentes à visão para uma pessoa com deslocamento da retina.
Às vezes, durante um processo intenso, o praticante pode ficar estressado e tenso internamente, o que poderia aumentar temporariamente a pressão intraocular e agravar os sintomas do glaucoma. Além disso, se após uma sessão tiver visão enublada ou difusa, isso pode ser um sintoma de um caso não diagnosticado de glaucoma e deverá fazer um exame oftalmológico antes de continuar com a prática da respiração consciente.
Se tem transtorno bipolar diagnosticado por um profissional, a prática da respiração consciente pode desencadear um episódio.
Nesse caso, pedimos que entre em contato conosco antes de praticar a respiração consciente e obtenha aprovação por escrito. Queremos garantir que está suficientemente preparad@ para lidar com quaisquer libertações emocionais ou físicas intensas que possam ocorrer durante a sessão de respiração consciente.
Muitos participantes tiveram experiências profundas de cura em relação ao distúrbio de stress pós-traumático (DSPT). No entanto, se tem um caso grave e está sob os cuidados de um terapeuta, pedimos que obtenha a aprovação dele ou dela para participar, para que possamos garantir que esteja suficientemente preparado para lidar com o que pode surgir durante a sessão, incluindo a possibilidade de reviver a experiência que causou o DSPT para libertá-lo do seu sistema.
Se você tem asma, é bem-vindo(a) para praticar a respiração consciente, mas é importante ter seu inalador disponível, já que em algumas situações, em casos de doenças psicossomáticas como a asma, a psique pode intensificar os sintomas.
Um possível exemplo poderia ser um problema ou doença neurológica.
Por favor Envie e-mail se necessita de mais clareza relativamente a alguma contra-indicação poder ou não aplicar-se.